terça-feira, 23 de agosto de 2011

Tirando o tédio de nossos felinos....

           Os benefícios são muitos, para o animal o fim do tédio, melhora e prevenção de quadros de ansiedade, obesidade, stress e agressividade. Para os proprietários melhora ou prevenção da destruição de móveis e cortinas micção inapropriada e até agressividade.

Arranhar e escalar
           Gatos adoram escalar e até dormir em locais altos, onde se sentem mais seguros e podem observar o território. Outra dica é instalar um trecho de carpete na parede para facilitar a escalada do felino, para o alto dos móveis ou prateleiras.
           Se o gato não pode sair de casa, não deixe de aproveitar a janela, colocando um beiral, prateleira ou móvel junto a ela. Ele pode se entreter por um bom tempo apenas observando.
          Os arranhadores, evitam que os gatos estraguem os móveis, e o melhor é instalá-los próximos dos locais de descanso, das entradas e entre dois ambientes. Eles podem ter diferentes texturas (carpete sisal, tecido) e formatos (poste, placa, disco, tapete) e estar instalados tanto na vertical quanto na horizontal.

Caçar
          Instintivamente, nossos bichanos, perseguem e brincam com bolinhas, fitas ou pequenos objetos amarrados numa vareta, como fariam se estivessem caçando. O segredo é fazer o objeto se “esconder” atrás de uma parede ou porta. O gato ataca o objeto no momento exato em que ele começa a desaparecer.
Brinquedos inteligentes e jogos eletrônicos
Sim, existem jogos para iPad direcionados especialmente desenvolvidos para entreter os bichanos. E eles garantem que a telinha do iPad e do iPhone são resistentes as unhas dos nossos pequenos. A pioneira a criar esses jogos foi a Apple, mas em seguida a Friskies lançou 3 jogos que podem ser baixados gratuitamente: http://gamesforcats.com/
          Da mesma forma que para cães há brinquedos inteligentes para gatos. Nesses brinquedos o gato se entretêm, tentando conseguir o alimento que é colocado dentro deles.
Sem gastar muito
          Bolinhas de papel amaçado, fitas, penas, elásticos, bolas de pingue pong são ótimas e simples opções de brinquedos. Você já experimentou jogar uma caixa ou sacola de papelão no chão? Ele imediatamente entrará dentro e isso pode ser usado como entretenimento.
          Bolinhas com furos recheadas com petiscos secos podem ser oferecidas entre as refeições.
          As ponteiras de laser pode ser usadas para estimular o gato a se exercitar, perseguindo o ponto luminoso.
Texto Claudia Terzian (adestradora e consultora comportamental da Cão Cidadão)

Nenhum comentário:

Postagens populares

It´s Me!

It´s Me!

Amigas!

Amigas!

AME A QUEM TE AMA!!!!

AME A QUEM TE AMA!!!!

PASSEIO DIA DO PROFESSOR

PASSEIO DIA DO PROFESSOR

Justin, meu siamês!

Justin, meu siamês!

Esta é Shakira!!!!

Esta é Shakira!!!!